Introdução

O Curso Superior de Ciências Contábeis será concebido tendo como fundamento não só os princípios que norteiam e identificam esta Instituição e seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões na qual se insere, como também com os princípios e os fundamentos essenciais da educação. O curso possui um currículo flexível, com estratégias metodológicas diversas, de modo a poder adequar-se à realidade da nossa região, buscando aproximar o espaço acadêmico ao meio social de origem, possibilitando integração entre os interesses específicos regionais e a formação de profissionais qualificados. Neste sentido, cabe ressaltar a relevância deste aspecto, na medida em que a qualificação do indivíduo capaz de exercer cidadania se torna de suma importância quando integrada ao grupo social de ação imediata; difundindo a cultura, a ciência e a tecnologia, realizando concretamente a ligação entre a faculdade e a sociedade. É importante destacar, sobretudo, que a Faculdade de Iporá pretende, com a educação, ampliar o seu campo de alcance para o exercício da educação na sociedade brasileira como um todo, tendo em vista as demandas sociais, ratificando o papel da faculdade como agente de promoção do desenvolvimento social. A partir das bases filosóficas do curso, a inserção no mercado de trabalho não deve ocorrer de maneira passiva: o Contador que a FAI propõe-se a formar não deverá ser um simples repetidor das técnicas. Se, por um lado, é indispensável um cabedal de conhecimento e técnicas de gestão essencialmente utilitárias, por outro, a gestão organizacional contemporânea requer do Contador cultura ampla, criatividade, habilidade no relacionamento interpessoal, abertura ao novo, busca do aprendizado contínuo e visão interdisciplinar, além de conhecimentos profundos em uma ou mais áreas funcionais. Esta será a base sobre a qual o próprio discente poderá construir, como agente ativo, uma sólida formação geral e profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de análise e percepção crítica dos fenômenos sociais, organizacionais e de mercado interligados com a habilidade para tecer juízos de valor, como também para, ativamente, promover uma seleção pragmática de oportunidades. Propõe-se com o Curso Superior de Ciências Contábeis um compromisso fundamental com o mundo do trabalho. Deste modo, adotam como princípios da ação pedagógica a construção ativa do conhecimento pelo discente através da integração entre a formação teórica, técnica e prática, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura empreendedora e da capacitação investigativa, técnica e instrumental que viabilizem sua inserção ativa no mundo do trabalho.

 

Público

O curso Superior de Ciências Contábeis terá forte direcionamento para a capacitação de Contabilistas, criando as condições indispensáveis à empregabilidade do aluno em curto espaço de tempo. O curso estará voltado tanto para os profissionais que já possuem uma experiência prática e desejam aprofundar sua capacitação, quanto para aqueles que pretendem ingressar na área. O Curso Superior de Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá possui uma carga horária de 3640, que serão distribuídas por 08 (oito) semestres.

 

Mercado

Conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Contábeis, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá – FAI está estabelecido de forma a constituir em termos gerais profissionais, cidadãos, com formações generalistas e técnicas, capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação. De uma maneira geral, espera-se que o egresso do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá – FAI seja capaz de atuar nas áreas de ensino, Iniciação Científica, extensão, identificação e análise da ciência Contábil, uma visão global atualizada da sociedade moderna, com competências e habilidades generalistas para participar, interferir e propor alternativas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade, fundamentada nas Ciências Contábeis, na instrumentalização técnica e na iniciativa, com postura ética e consciência de sua responsabilidade social e valores, qualificando-os para ter ações específicas à habilitação em Ciências Contábeis. O profissional, imprescindivelmente, estará comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Contador.

Sobre o Curso

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
8 semestres

Coordenação

Cleuza Joana de Lima Martins

Formação: Graduação em Letras – UEG 1989 a 1992 e Bacharel em Ciências Contábeis –FAI – 2008 a 2011. Titulação: Especialista em Consultoria e Auditoria Contábil -FAI Mestre em Ciência da Educação – LEONARDO D’VINCI