Introdução

Direito é o conjunto de normas que rege a vida do homem em sociedade. Ensinar e aprender o Direito são atividades que nos impõe indagar senão o nascimento da norma, o conceito e alcance da norma posta e a realização da justiça. A FAI e o seu curso de Direito tomam o homem como centro de suas atenções e a norma boa será aquela que zelar pelos direitos fundamentais da humanidade. É, nesse sentido, que a FAI propõe um curso de excelência que, através do ensino, pesquisa e extensão, produza conhecimentos e forme bacharéis com  espírito empreendedor  para serem agentes de mudanças da realidade sócio-juridica. OBJETIVOS: O Objetivo do Curso de Direito é formar profissionais com sólida formação humanista e vinculação à realidade nacional, com perfil empreendedor, caracterizando-se pela busca contínua da excelência do Ensino, Iniciação Científica e Extensão e  preparando os alunos para a advocacia e o exercício de funções públicas, as carreiras da Advocacia de Estado, Defensoria Pública, Ministério Público e Magistratura, além do Magistério no Ensino Superior.

 

Público

O Curso de Bacharelado em Direito da FAI propõe oferecer um referencial teórico-prático que considere a multiplicidade conceitual do conhecimento da ciência jurídica e as habilidades e técnicas necessárias à intervenção profissional em contexto regional e global.
A inexistência de Cursos de Direito voltados à área empresarial e à direta inserção do aluno no mercado de trabalho liberal na região de abrangência da FAI, justifica uma das relevâncias do Curso de Direito da Instituição. Ademais, o curso de Direito da FAI estará fortemente orientado a uma especificidade diferenciada que vem agregar valor, pois alia o conhecimento à prática, levando a comunidade à reflexão do seu próprio fazer para, analiticamente, aprimorar os passos já dados ou a serem dados no ramo do Direito com vistas à qualidade de vida.
Outro fator importante é que o Curso de Direito pretende formar profissionais com condições de atuar, de forma eficaz e a partir de uma formação sólida e atual, na resolução de conflitos e na transformação da realidade social por intermédio do uso de seu conhecimento acadêmico.

Para tanto, o  Curso de Bacharelado em Direito da FAI tem como público alvo:

  • Egressos do Ensino Médio;
  • Profissionais de Nível Técnico;
  • Profissionais Graduados, que desejam fazer um segundo Curso Superior;
  • Estudantes de Direito de outras faculdades que tenham interesse em fazer transferência.

 

Mercado

A graduação em Direito abre um enorme leque de possibilidades profissionais. O bacharel pode se tornar advogado, atuando como profissional liberal ou trabalhando em empresas públicas e privadas. Além disso, os concursos públicos para os cargos mais relevantes e com as melhores remunerações são na área jurídica. Assim, o graduado em Direito pode se tornar juiz estadual, federal ou do trabalho, promotor de Justiça, defensor público, procurador do município, do Estado, da República ou da Fazenda, tabelião ou delegado de polícia, além de serventuário da Justiça em diversas funções.

Sobre o Curso

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
10 semestres

Coordenação

Prof. Me. Leandro Ribeiro Miwa

Possui Bacharelado em Direito pela Universidade de Rio Verde- GO.(2005), Especialização em Direito e Processo do Trabalho (UCAM) Universidade Candido Mendes- RJ. (2008). Especialização em Direito e Processo Civil, (UNICID) Universidade Cidade de São Paulo-SP. (2009). Especialização em Direito Ambiental (UNIP) Universidade Paulista. (2011) Especialista em Direito Constitucional (IBRA-SP. 2018). Especialização em Direito de Família e Sucessões. (DOM ALBERTO- RS. 2019.) Mestrado em Direito e Relações Internacionais- PUC-GO. (2016). Doutorando em Direito pela UVA – Universidade Veiga de Almeida –RJ na linha de pesquisa Direito, Constituição e Cidadanias (2019) .Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-GO, Subseção Iporá. Coordenador do Curso de Direito da FAI- Faculdade de Iporá-Go. Compõe o NDE – Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Direito, membro do Conselho de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Iporá e Conselho Pedagógico do NPJ. É Parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril. Tem experiência em gestão acadêmica, atua na área de Direito, com ênfase em Direito, principalmente nos seguintes temas: Projeto Pedagógico, Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito do Trabalho.