Introdução

O curso de Graduação em Enfermagem – FAI proporciona aos acadêmicos o aprendizado por meio de aulas teórico-práticas e laboratoriais. Além de estágios supervisionados com práticas voltadas para a rede pública e privada. Os alunos são submetidos à vivências especificas no decorrer do curso e visitas técnicas para acompanhamento de outras realidades. FORMAÇÃO CRÍTICO – HUMANÍSTICA: A Faculdade de Enfermagem – FAI fornece à seus alunos bases científicas e ideológicas necessárias à formação inicial do acadêmico, além de propiciar os conhecimentos técnicos, tecnológicos, éticos, sociais e políticos para construção e desenvolvimento das competências e habilidades especificas expressas no perfil especifico dos futuros Enfermeiros. O projeto pedagógico possui uma estrutura curricular que permite a condução do processo ensino, pesquisa e extensão, incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A formação do aluno é expressamente fundamentada em atividades de pesquisa e extensão. MÉTODO AVALIATIVO: O comprometimento acadêmico do aluno será avaliado de forma especifica e continua em cada disciplina cursada por meio de trabalhos, arguições, seminários, projetos, estudos de casos e exames. As avaliações teórico – práticas são organizadas em N1 e N2. EVENTOS DO CURSO: Liga Acadêmica de Anatomia Humana Projeto de extensão: Mutirão Acadêmico da Solidariedade Outubro Rosa Campanhas de Vacinação do município de Iporá Trote Solidário – FAI Semana de cursos Semana Empreendedora Semana da Enfermagem.

 

Público

SEMANA DE ENFERMAGEM – FAI Nos dias 16, 17 e 18 de maio aconteceu a I Semana de Enfermagem – FAI com o tema: Perfil profissional gerando o poder do cuidado. O evento contou com a participação do Enfº Esp Celiomar que ministrou uma palestra sobre perfil profissional em Centro cirúrgico e a Enfª Esp Karol Pires que falou sobre perfil profissional em Neonatologia. O grupo de teatro do IF (Itajubá) realizou uma bela homenagem aos profissionais de enfermagem. Na ocasião os acadêmicos elaboraram frases sobre enfermagem e houve a escolha de melhor frase com premiação (Kit personalizado da Faculdade de Enfermagem FAI+ livors didáticos). O encerramento do evento foi realizado com entrega de certificados e uma festa temática, denominada: “FESTA DO PLANTÃO”. Nos dias 15, 16 e 17 de maio aconteceu a II Semana de Enfermagem-FAI com o Tema: “Boas Práticas nas Dimensões do Cuidar”, Foi realizado pelos alunos Standes sobre as especializações na Enfermagem e Mini Cursos com tema: INJETÁVEIS (Enf. Midia Quirino), ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM SALA VERMELHA( Enf. Lilian Ferreira), PARTO HUMANIZADO( Enf. Poliana Macedo), INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA ( Dr. Rogério). Profª Doutorando Lilian M. Ferreira Coordenadora da Faculdade de Enfermagem – FAI.

 

Mercado

Entre as atuações do enfermeiro estão: Enfermagem geral, Pesquisa clínica, Gestão da qualidade, Gestão de projetos, Enfermagem pediátrica, Enfermagem de resgate, Enfermagem em urgência e emergência, Enfermagem do trabalho, Enfermagem geriátrica, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem obstétrica, Enfermagem psiquiátrica, Enfermagem de saúde pública, Enfermagem Dermatológica, Enfermagem de CCIH, Enfermeiro Oncológico, Enfermagem na Geriatria, Enfermagem no Aéreo Médico, Enfermeiro Gestor, Enfermeiro Auditor. Também pode atuar na área educacional, exercendo a função de professor, preparando e acompanhando futuros profissionais.

Sobre o Curso

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
10 semestres

Coordenação

Lilian Maria Ferreira

Bacharel em Enfermagem, pela IESRIVER- Rio Verde-Go, Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Unidade de Terapia Intensiva UTI pela CEEN\PUC-GO, Doutorando em Saúde Pública pela UCES –Buenos Aires. Enfermeira Coordenadora da UPA-24HS de Iporá, Enfermeira do setor de Saúde Ocupacional.