Introdução

O Curso de Farmácia forma profissionais da área de saúde, com mais de 112 atribuições, dentre essas algumas privativas ao profissional farmacêutico e outras não-privativas. Fica habilitado para atuar em todas as etapas que compreendem os medicamentos incluindo a sua formulação, produção, controle de qualidade, dispensação, análise e fiscalização dos produtos farmacêuticos, assim como na produção e controle de cosméticos. Além da área de medicamentos, o curso de Farmácia permite habilitação para atuar no segmento de estética, um dos segmentos de maior crescimento no mundo, em análise e tecnologia de alimentos e no segmento de análises clínicas e toxicológicas, com ênfase no diagnóstico e prevenção de doenças.

 

Público

O curso tem como prioridade formar um profissional com pensamento científico, com foco na pesquisa, e com um perfil crítico, e humanista capaz de entender a sociedade onde está inserido atuando nos diversos níveis de atenção, prevenção e promoção da saúde. • método avaliativo: O comprometimento acadêmico do aluno será avaliado de forma especifica e continua em cada disciplina cursada por meio de trabalhos, arguições, seminários, projetos, estudos de casos e exames. As avaliações teórico – práticas são organizadas em N1 e N2. • eventos do curso: Liga Acadêmica de Anatomia Humana Projeto de extensão: Mutirão Acadêmico da Solidariedade Outubro Rosa Campanhas de Vacinação do município de Iporá Trote Solidário – FAI Semana de Assistência Farmacêutica Semana Empreendedora.

 

Mercado

A atuação profissional do Farmacêutico se dá em vários segmentos compatíveis com a formação obtida no curso, podendo por exemplo, atuação em biologia molecular; em farmacovigilância; em cosmetologia; em pesquisa clínica; no ensino superior; entre outros. Existem atribuições mais especificas de atuação como a Farmácia hospitalar que atua desde a seleção do medicamento, a compra, recebimento, conferência, controle, armazenamento, a dispensação e o uso pelo paciente. Nas análises clínicas e toxicológica pode atuar na realização de exames laboratoriais e toxicológicos, no gerenciamento de laboratórios, planejamento e gestão em serviços farmacêuticos. Pode atuar ainda na indústria de medicamentos e de alimentos, atuando na pesquisa, produção, desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos e no desenvolvimento de tecnologia para o controle de pragas e alimentos, acompanhando a produção, atuando no desenvolvimento de produtos, em laboratórios de controle de qualidade, em instituições de pesquisa e em órgãos públicos. E a Farmácia comunitária onde presta assistência e atenção farmacêutica primária na dispensação de medicamentos industrializados e fitoterápicos e orientação farmacêutica à comunidade.

Sobre o Curso

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
10 semestres

Coordenação

Joyce Ribeiro do Carmo

Graduação em Farmácia pela Faculdade Montes Belos

Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC

Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Oswaldo Cruz – FOC

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Farias – UNIALFA