Introdução

A FAI busca continuamente tornar-se um centro de excelência em educação e ser reconhecida pela qualidade dos serviços que presta à sociedade, formando pessoas comprometidas com o desenvolvimento nacional e regional, com a preservação e divulgação da história do Estado e capacitadas para a iniciação científica, possuidoras de postura profissional competente e ética. Busca estar respaldada pela missão institucional: Instruir, educar, sistematizar e disseminar o conhecimento, visando à formação de cidadãos éticos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, sustentável da sociedade.

 

Público

O curso de Pedagogia da FAI visa formar profissionais críticos e conscientes de suas responsabilidades no campo educacional e social, uma vez que forma profissionais para atuarem na Educação Infantil, Ensino Fundamental de primeira fase, nos cursos de ensino médio na modalidade normal, Gestão em espaços não escolares onde exijam conhecimentos pedagógicos. O curso de Licenciatura em Pedagogia redimensiona sua área de atuação a partir do Parecer 2005/05. O pedagogo amplia seu espaço de atuação não se limita a docência, mas tendo esta como base de sua atuação. Seu eixo epistemológico centra-se no ensino e pesquisa com o princípio da interdisciplinaridade, fundamentado na realidade brasileira. O curso de Pedagogia da Faculdade de Iporá direciona sua prática pedagógica dentro de um conjunto de conhecimentos, voltados para a formação do profissional atuante em todos os setores onde esteja presente a atividade educacional. A competência teórico cientifica e tecnológica, voltada à docência, à cidadania e à compreensão do papel do pedagogo na formação da criança e adolescente, bem como o conhecimento das bases educacionais um referencial do Licenciado em Pedagogia.

 

Mercado

Diante da ampliação da atuação do pedagogo a concepção de ação docente passou a abranger também a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino e a produção e difusão do conhecimento cientifico educacional em contextos escolares e não escolares. A compreensão desta formação atenta para a re/construção das práxis, da relação entre o global e o local, com base na autonomia, na liberdade e na emancipação humana. A formação do pedagogo obedecerá aos seguintes princípios norteadores que fundamentam a base comum nacional e expressam a concepção sócio-histórica da educação construída na práxis educacional: • Resgate da práxis na ação educativa, interação entre teoria e prática, como elemento inerente ao trabalho pedagógico, tendo a docência como base da formação profissional; • Formação teórica sólida, inter e transdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos históricos, políticos e sociais, promovendo a articulação e domínio dos saberes para a compreensão crítica da sociedade brasileira e da realidade educacional, e ainda, a apropriação do processo de trabalho pedagógico; • Gestão democrática e trabalho coletivo como base para a organização do trabalho pedagógico em contextos educativos escolares e não escolares; • A pesquisa como princípio formativo e epistemológico, eixo da organização e desenvolvimento do currículo; • Avaliação permanente e contínua dos processos de formação; • Compromisso social, ético, político e técnico do profissional da educação, voltado à formação humana e referenciada na concepção sócio histórica da educação e nas lutas desses profissionais articuladas com os movimentos sociais; • Articulação entre a formação inicial e a continuada do profissional da educação.

Sobre o Curso

Tipo:
Licenciatura

Modalidade:
Presencial

Duração:
8 semestres

Coordenação

Vilma Maria Soares Rodrigues

Formação